Abastecimento Solar Toyota para veículos eléctricos

Abastecimento Solar Toyota para veículos eléctricos

Estação Abastecimento Eléctrico ToyotaA imagem mostra a estação de abastecimento solar que a Toyota está  a desenvolver. O essencialmente fabricante de automóveis nipónico, planeia implementar uma primeira estação deste género até ao fim do primeiro semestre de 2010 de modo a expandir a sua área de acção para além da produção de veículos. Primeiro desenvolveu o seu veículo Plug-In – o Prius Híbrido Plug-In. Agora produz um posto de abastecimento onde ele poderá ser recarregado.

Esta estratégia é bem compreensível: a Toyota tem a liderança no mercado dos híbridos automóveis e como tal resistiu longamente até, à vaga dos veículos puramente eléctricos, atente-se no facto de algumas empresas terem mesmo chegado a desenvolver conversores de alimentação eléctrica para o Prius, devido ao fabricante demorar a fazê-lo, satisfazendo os desejos de muitos clientes. Mas agora que a marca japonesa finalmente tornou o popular Prius perfeitamente “ligável” à rede eléctrica, parece estar definitivamente na rota da mobilidade eléctrica.

Para começar, serão construidas pelo município da Cidade Toyota – uma pequena perfeitura em Nagoya Oriental, que originalmente se dedicava à produção de seda – 21 estações de abastecimento baseadas em energia solar.

Como se pode ver pela figura, o sistema de painéis solares instalados na cobertura das estações, são capazes de produzir 1.9KiloWatts de energia, e poderão abastecer os Toyota Prius que nelas aparquem. Quando não se encontrar qualquer veículo a recarregar, a estação Toyota enviará o excedente de energia que está a produzir para um sistema de armazenamento de a 8.4 KiloWattsHora, que a reterá até que o próximo Prius “se digne aparecer” para recarregar.

Se o sistema de baterias de armazenamento chegar a esgotar a sua capacidade, o excedente passará a ser vendido à rede, como por por cá acontece com a microgeração de energia doméstica que muitos portugueses já realizam.

Num país de sol como o nosso, será um sistema a ter em conta no futuro, até para alguns utilizadores domésticos com moradias e condomínios, que poderiam assim recarregar os veículos lá de casa.

2 Comentários

  1. Isso sim, são vantagens para todos. Um sistema muito simples, que devia ser seguido por várias PME’s

  2. Este é sem duvida um bom sistema para o futuro, em Portugal é uma área a esplorar o que nos pode ajudar a ser menos dependentes das importações de energias!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *