Carro Eléctrico Português

Futi - carro eléctrico portuguêsPara já, se pensarmos num veículo que possa ser designado de Carro Eléctrico Português, esse veículo poderá ser um de dois: o FUTI, ou o Metro Buddy.

No FUTI só o motor não é português – tem origem francesa.

O automóvel eléctrico é produzido em Leiria, mais precisamente na aldeia de Pernelhas. A sua grande desvantagem será porventura apenas atingir os 80 Km/hora, facto que com certeza será dissuador para a maior parte dos condutores, que doutra forma equacionariam abandonar os seus veículos tradicionais de combustão interna.

Com dois lugares e um aspecto citadino, o FUTI alia às reduzidas dimensões, um regime de economia insuperável – precisa apenas de setenta cêntimos para percorrer cem quilómetros.

Metro Buddy

Quanto ao Metro Buddy,  é um carro eléctrico produzido em Portugal, mais propriamente na Maia, para exportação, nomeadamente para a Noruega, uma vez que o Buddy é patrocinado precisamente por uma empresa desse país escandinaco – a Elbil Norge. O pequeno carro com capacidade para três pessoas foi desenvolvido pelo CEIIA que já dispõe de 7 Metro Buddy a circular em Portugal. O Metro é “carrinho” para percorrer pequenas e médias distâncias.