Mobi-e

Apresentada a Rede de Mobilidade Eléctrica

rede de mobilidade eléctricaOntem foi dado um grande passo na construção da Rede de Mobilidade Eléctrica portuguesa. A rede envolve inúmeras empresas desde a Engenharia, o desenvolvimento de software, a distribuição e a produção de energia, para além de  21 municípios portugueses. A cerimónia de apresentação da rede nacional de mobilidade eléctrica, que decorreu no Parque das Nações, mais propriamente no Pavilhão de Portugal, teve o seu ponto mais alto com a apresentação dos Postos de Carregamento Eléctrico desenvolvidos já aptos a serem colocados no mercado. Estes postos, totalmente desenvolvidos por tecnologia portuguesa, são o estandarte e a face mais visível das actividades já levadas a cabo no âmbito da mobi-e, e dos compromissos assumidos pelo Governo para o desenvolvimento da infra-estrutura básica de alimentação dos veículos eléctricos.

A cerimónia precedeu a construção por parte de um largo grupo de entidades públicas e privadas, da rede de abastecimento, que implantará os Postos de Carregamento na via pública, em parques de estacionamento e junto a complexos habitacionais (ver lista de locais dos postos de abastecimento eléctrico).

A lista de entidades públicas e privadas que passará a disseminar os postos de carregamento por todo o país, conta já com os maiores municípios e deve ver o seu contingente aumentado nos próximos meses – os grupos de distribuição como a Sonae e a Jerónimo Martins poderão vir a prestar este novo serviço nos seus parques de estacionamento; e a Galp Energia irá fazê-lo nas suas tradicionais estações de serviço.

Tipos de Carregamento Eléctrico

Se as autarquias e os centros comerciais se preparam para vender os chamados Carregamentos Lentos e Carregamentos Rápidos, a Galp ficará apenas com os Carregamentos Rápidos, que deverão situar-se nas grandes vias nacionais. Prevê-se que a primeira fase de instalação destes postos de carregamento fique concluída ainda no primeiro semestre de 2010.

Nos pontos de carregamento lento, o carregamento faz-se com a duração de seis a oito horas, permitindo o aproveitamento da energia eólica produzida durante a noite e na própria residência através da microgeração de energia. Nos pontos de carregamento rápido, a operação poderá demorar entre vinte a trinta minutos.


Comentários

Sem comentários para “Apresentada a Rede de Mobilidade Eléctrica”

Deixe um comentário

Relacionados

Blogroll

Tudo sobre a compra e a venda de ouro usado. Notícias sobre ouro físico, cotação do ouro, e mais ...