Geral

Bem vindos ao Carro Eléctrico

Seja muito bem-vindo ao site sobre o Carro eléctrico.

Numa fase em que as questões ambientais estão permanentemente na ordem do dia, e que a maior parte das pessoas “acordou” para a não inevitabilidade de termos que depender do petróleo, e para a necessidade de tecnologicamente resolvermos os nossos problemas de transporte de forma mais limpa e amiga do Ambiente, decidimos contribuir para o tema lançando na web OCarroElectrico.com.

Opel Siderium

Um carro eléctrico um veículo que não possuí motor de combustão interna, tendo no seu lugar um motor eléctrico. Como tal não queima nem gasolina nem gasóleo.

A energia eléctrica é normalmente dispensada ao veículo por baterias eléctricas que a armazenam no interior da própria viatura.  Baterias eléctricas que obviamente são recarregáveis, tal e qual os nossos vulgares telemóveis ou computadores portáteis. No entanto, quanto ao armazenamento de energia, existem outras estratégias que não passam apenas pela acumuladas nas baterias.Existem veículos eléctricos que armazenam a energia em super-condensadores electroquímicos.

Também aqui abordaremos os carros eléctricos não puros, cuja utilização já está generalizado no mercado. De referir, que ainda assim, estes veículos que utilizam tanto os motores eléctricos como outros motores, nomeadamente de combustão, não são verdadeiros veículos eléctricos (do inglês electric vehicle EVs), mas sim carros eléctricos híbridos.

Os carros eléctricos não produzem a poluição associada com os motores de combustão interna, mas claramente não deixam de contribuir com alguma quota parte para a nossa pegada ecológica colectiva, bastando pensar que para recarregar as baterias a energia terá que existir, e este provém diversas vezes da queima de combustíveis fósseis. Ainda assim, são bem menos poluentes, e a energia que os alimenta advém cada vez mais de formas mais limpas, como a energia solar e eólica.

Digamos que num computo geral não haverá dúvida … de futuro sairá a todos bem menos oneroso ligar a ficha do nosso EV a uma tomada nos postos públicos de carregamento eléctrico, ou lá em casa na garagem, ou até enquanto estamos no emprego, que agora, alimentar o nosso automóvel tradicional de gasolina ou gasóleo.

Actualização: Em Portugal, foi recentemente lançado o Mobi-e, o Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal, que tem “tudo a ver” com o Carro Eléctrico.


Comentários

1 comentário para “Bem vindos ao Carro Eléctrico”

  1. Penso que o envólucro dos carros do futuro é que vai evoluir (vulgo chapa ou carrossaria), para células fotovoltaicas, de modo a permitir o carregamento contínuo desde que haja sol. Outra das evoluções será nas baterias e no armazenamento de energia.

    Colocado por Mateus Barbosa | 10 Agosto 2010, 18:43

Deixe um comentário

Relacionados

Um exemplo de oferta de seguro específico para carros elétricos
Setembro 16, 2013
Por admin
BMW acusada de espionagem industrial em veículos elétricos
Setembro 10, 2013
Por admin
Componentes de um carro elétrico
Agosto 15, 2011
Por admin
Europcar vai alugar carros eléctricos
Novembro 12, 2009
Por admin
Um milhão de carros eléctricos na Alemanha até 2020
Agosto 30, 2009
Por admin

Blogroll

Tudo sobre a compra e a venda de ouro usado. Notícias sobre ouro físico, cotação do ouro, e mais ...