Destaques

Componentes de um carro elétrico

Quando se compara um veiculo convencional com motor de combustão a um veículo eléctrico, devemos desde  logo  observar as suas componentes, assim como as suas diferenciações. Para tal é necessário olhar para os componentes e referenciar as peças-chave que permitem, depois de alteradas, transformar um veiculo movido a combustível fóssil num outro movido a electricidade.

Para tal devemos ter sempre presente quatro peças-chave para que tal transformação aconteça: Motor eléctrico, Controlador do motor, carregador de baterias e por último as baterias.

Motor Elétrico

Os  veicúlos eléctricos podem utilizar motores CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua):

  • se for um motor CC, ele deve funcionar na faixa de 96 a 192 volts. Alguns dos motores DC (outra designação de corrente contínua) utilizados nos carros elétricos vêm da indústria de empilhadeiras elétricas;
  • se for um motor CA,  é provavelmente um CA trifásico, que funciona a 240 volts de Corrente Alternada com um conjunto de baterias de 300 volts.

As instalações CC tendem a ser mais simples e menos caras. Um motor típico estará na faixa de 20 a 30 mil watts (por exemplo, um regulador de 96 volts criará um máximo de 400 ou 600 amperes – unidade de medida de corrente elétrica).

Os motores CC têm a boa característica de poderem operar com sobrecarga (até um fator de 10 para 1) durante curtos períodos de tempo.

Por exemplo, um motor de 20 mil watts aceitará 100 mil watts por um curto período e produzir 5 vezes mais potência que a nominal. Isso é ótimo para acelerações rápidas momentâneas.

A única limitação é o aquecimento do motor. Se for utilizado em excesso nessa condição, ele aquecerá ao ponto de se autodestruir.

As instalações CA, de corrente alternada, permitem o uso de quase todo o tipo de motor CA trifásico. Isso possibilita encontrar mais facilmente um motor com o tamanho, forma ou potência nominal desejados. Os motores e os reguladores CA geralmente têm uma característica regenerativa.

Durante a travagem o motor se transforma em um gerador e devolve energia para as baterias.

Controlador de motor

controlador de motor é um dispositivo ou conjunto de dispositivos que serve para regular de alguma maneira pré-determinada a eficácia de um motor elétrico.

Um controlador de motor pode incluir um meio manual ou automático para iniciar e parar o motor, a seleção para a frente ou para inverter a rotação  (seleccionando e regulando a velocidade e  regulando ou limitando o binário) e de protecção contra sobrecargas e falhas.

Carregador de baterias

O carregador de bateria converte a corrente alternada distribuída por empresas de energia elétrica para a corrente contínua necessária para recarregar a bateria. Diferentes tipos de carregadores de bateria controlam a taxa de carregamento de diferentes maneiras. Uma tensão constante é aplicada e a corrente flui para a bateria (alta corrente quando a bateria está descarregada, baixa corrente quando a bateria está quase carregada).

Uma corrente constante é aplicada até que a tensão da bateria atinge um valor definido.

O ciclo de carga começa com uma corrente alta e constante até que a tensão atinge um valor definido, posteriormente muda para um controle de tensão constante.

Bateria

O coração de um carro elétrico é a sua bateria. Ao contrário das baterias da maioria dos automóveis, que servem principalmente para ligar o motor e acessórios como o rádio ou o ar-condicionado, a bateria de um carro elétrico serve para tudo.

Em primeiro lugar, acciona o motor elétrico, isto significa que liga um controlador, que por sua vez envia energia para o motor elétrico. Como consequência a bateria necessita de ser potente e durar o tempo necessário para levar os condutores até onde eles precisam de ir com um mínimo de recarga.

 


Comentários

Sem comentários para “Componentes de um carro elétrico”

Deixe um comentário

Relacionados

BMW acusada de espionagem industrial em veículos elétricos
Setembro 10, 2013
Por admin
Renault vai começar a aceitar pré-reservas para os seus carros eléctricos
Abril 27, 2010
Por admin
Os mais espectaculares concept cars eléctricos do ano
Janeiro 6, 2010
Por admin
Siemens quer recarregar veículos eléctricos em 6 minutos
Janeiro 3, 2010
Por admin
Plugless Power: o recarregamento de carros eléctricos sem fios
Dezembro 23, 2009
Por admin

Blogroll

Tudo sobre a compra e a venda de ouro usado. Notícias sobre ouro físico, cotação do ouro, e mais ...