Bluecar

Pininfarina Bluecar: carro eléctrico para a Primavera

Pininfarina Bluecar

Os primeiros carros eléctricos Bluecar, o veículo produzida pelo grupo italiano Pininfarina e pelo francês Bolloré, podem chegar entre a Primavera e o Verão, conforme anúncio hoje mesmo de Vincent Bolloré, o presidente do grupo francês. O Bluecar é um monovolume de linhas elegantes e compactas, com transmissão automática, de quatro lugares e cinco portas.

O Pininfarina Bluecar é alimentado por baterias de Lythium Metal Polymere (LMP), inovadoramente combinadas com um dispositivo de armazenamento de energia denominado de supercapacity, fabricado nas fábricas Bolloré em Quimper, na França e em Montreal, no Canadá. Parte do tejadilho do veículo é coberta de painéis solares de alto desempenho que ajudam a fazer funcionar alguns dos equipamentos do Bluecar.

Para além de recuperar e guardar a energia durante a travagem e a por à disposição do veículo quando o mesmo reinicia a marcha, significando uma maior aceleração, uma autonomia aumentada e um tempo de vida mais longo da bateria do carro, no entanto factos comuns aos outros EVs, o eléctrico da Pininfarina-Boloré dispõe como grande trunfo da referida bateria, que guarda cinco vezes mais energia do que um tipo tradicional e recarrega somente durante algumas horas. Não necessita de qualquer manutenção, tem um tempo de vida de aproximadamente 200 mil km e fornece segurança sem paralelo pois sendo alojada na parte inferior do carro entre os dois eixos determina um baixo centro de gravidade que promove uma excelente aderência à estrada.

Vincent Bolloré,  na sede do grupo que dirige, em Puteaux, ao apresentar os resultados do primeiro semestre da sua empresa, referiu pensar estar em condições de começar as entregas dos primeiros Bluecar entre a Primavera e o Verão próximos. O Bluecar, que será construído em Turim, Itália, pela Pininfarma, deverá ser comercializado inicialmente em seis países europeus que desta feita não incluem Portugal. Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Suíça, e depois também América do Norte e Ásia serão os destinos do Pininfarina Bluecar.


Comentários

2 comentários para “Pininfarina Bluecar: carro eléctrico para a Primavera”

  1. Já se sabe quanto irá custar?

    Colocado por Jonathan | 10 Agosto 2010, 2:02
  2. é pra quando a comercializacao deste automovel?

    Colocado por benedito | 29 Novembro 2011, 15:26

Deixe um comentário

Relacionados

Blogroll

Tudo sobre a compra e a venda de ouro usado. Notícias sobre ouro físico, cotação do ouro, e mais ...