Ambiente

Legislação europeia sobre emissões ameaça carros eléctricos

União EuropeiaA Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) acusa a actual legislação europeia sobre emissões de Dióxido de Carbono dos veículos automóveis de poder anular ou reverter os benefícios dos carros eléctricos.  Num estudo acabado de divulgar, a Federação Europeia de Transportes e Ambiente aponta a figura dos supercréditos os para os fabricantes de carros eléctricos como contraproducente.

A União Europeia estaveleceu que os veículos novos deverão ter em média emissões de 130 g/Km no ano de 2015 e 95 g/Km até 2020.

Até 2016, os automóveis ultra-eficientes – com menos de 50 g/Km de CO2 serão contabilizados três vezes e meia no cálculo daquela média, criando assim uma folga para que sejam entretanto comercializados alguns outros automóveis mais poluentes.

Como resultado desta política, um fabricante automóvel que venda um veículo eléctrico de emissões zero (ou assim considerado) pode comercializar até 3 carros e meio com 260 g/Km, ou seja, poderá vender um grande SUV devorador de combustível, sem que com isso ultrapasse a média das 130 g/Km.

A agravar o cenário, a desmistificação do facto de a UE considerar os carros eléctricos como tendo emissões zero. Na realidade, os carros eléctricos nuncam têm emissões zero – dado que a sua produção implica em grande medida o lançamento de CO2 para a atmosfera, agravando assim o peso ambiental de toda esta medida.


Comentários

1 comentário para “Legislação europeia sobre emissões ameaça carros eléctricos”

  1. Bah, que vergonha… Há sempre custos e emissões de CO2 para a atmosfera!! Se estivermos a fazer o Joging matinal, também há emissões de CO2, porque sempre que expiramos, emitimos CO2!! Será possível pagarmos imposto porque respiramos?! O facto de os veículos serem eléctricos, apesar de alguns modelos (ou quase todos) terem um simples motor 1.2 a gasolina para gerar mais energia, não quer dizer que continuemos na cepa torta de andar com carros que tudo o que consomem é poluente. Nunca vamos chegar ao ponto de emissões zero nos carros, mas se reduzirmos já é muito bom!! Cabe a todos nós, esforçar-nos para comprar um carro electrico. EU não tenho muitas posses, mas vou desde já começar a poupar, para assim que sair (nomeadamente o Opel Ampera), o poder comprar!

    Colocado por David Ferreira | 25 Julho 2010, 1:09

Deixe um comentário

Relacionados

Veículos eléctricos e desenvolvimento sustentável (2)
Outubro 21, 2009
Por admin
Veículos eléctricos e desenvolvimento sustentável (1)
Outubro 20, 2009
Por admin

Blogroll

Tudo sobre a compra e a venda de ouro usado. Notícias sobre ouro físico, cotação do ouro, e mais ...